Brazil hosted the FIAS International Seminar for SAMBO Coaches
0002.jpg
Esse artigo foi traduzido do website da FIAS 28 July 2023 by Aleksandr Solomahin todos os direitos autorais são reservados à FIAS

O Seminário Internacional FIAS para Treinadores SAMBO foi realizado de 13 a 14 de julho de 2023 na capital do estado brasileiro de Mato Grosso, a cidade de Cuiabá. Representantes de diversas artes marciais de todo o país, que buscam desenvolver o SAMBO em seus estados, foram treinados sob a orientação do Treinador Internacional da FIAS, Mikhail Kozitsky, dos EUA.

O mentor preparou um programa intenso e enérgico para seus novos alunos. Todos os dias eles faziam dois treinos de 3 horas, repletos de exercícios e tarefas diversas.

“Em 2 dias você precisa tentar passar por muita coisa: técnicas de SAMBO em pé e no solo, agarramentos, movimentos no tatame, arremessos e suas combinações, além de defesas e contra-ataques. Enfrentei uma tarefa difícil – investir muitos anos de experiência como atleta e treinador profissional, além de um curso de cinco anos do Instituto de Educação Física em um evento de 2 dias. O resultado foi uma concentração de conhecimento muito concentrada, que apresentei aos meus pupilos”, disse Mikhail Kozitsky.


O seminário contou com a participação de 12 pessoas de diferentes estados do Brasil. Entre eles estavam treinadores de SAMBO, judô, luta livre e jiu-jitsu, unidos por um interesse comum no desenvolvimento do SAMBO no país.


“Apesar de o nível de preparação dos participantes ser visivelmente diferente, todos eles foram encarregados de um trabalho sério e reagiram com grande interesse às informações do seminário. No decorrer do treinamento não nos limitamos a trabalhar as técnicas. Procurei transmitir o máximo de informações possível sobre as diferenças no treinamento de jovens atletas e na preparação de atletas maduros para competições de alto nível”, disse Kozitsky.

Segundo ele, um dos aspectos mais importantes dos seminários é a questão linguística. Nem sempre um tradutor terceirizado que não conhece as nuances de um determinado esporte consegue transmitir corretamente todas as informações.

“Desta vez tivemos muita sorte: um participante de São Paulo, Renato Migliaccio, atuou tanto como intérprete quanto como meu sparring para uma demonstração técnica. Esse envolvimento, na minha opinião, ajudou-o a absorver o máximo de informações e a transmiti-las de forma confiável a todos os participantes”, compartilhou Mikhail Kozitsky.

O resultado lógico do treinamento foi o exame, que consistiu em duas partes. Primeiramente, os participantes responderam os tickets por escrito na aula, depois tiveram que demonstrar sua compreensão e domínio das técnicas do SAMBO nas posições em pé e no solo.

Os participantes aprovados no exame receberão certificados FIAS Coach Nível 1, que lhes permitirão realizar exames de atletas e emitir emblemas de cinto, de acordo com o Regulamento FIAS sobre o procedimento de certificação de atletas e treinadores em SAMBO e credenciamento de clubes SAMBO. .

“Gostaria de ressaltar que o seminário foi realizado com bom nível organizacional e Adalberto Correa, técnico da seleção brasileira SAMBO, teve um papel importante na sua preparação. As aulas foram ministradas em um excelente complexo esportivo que, a pedido da Confederação Brasileira de Sambo, foi cedido pelo governo do estado de Mato Grosso. Nesse sentido, é necessário agradecer a David Moura, Vice-Ministro do Esporte do Estado, medalhista de prata do Campeonato Mundial de Judô, por apoiar o desenvolvimento do SAMBO na região. É importante ressaltar que ele e algumas lideranças da região visitaram o Campeonato Brasileiro de Sambo, que aconteceu logo após o nosso seminário”, disse Kozitsky.

Segundo ele, o Brasil é um país muito promissor para o desenvolvimento do SAMBO.

“Há um grande número de lutadores fortes e corajosos que se provaram em várias artes marciais, incluindo esportes olímpicos. Sim, e aqui também há oportunidades para realizar competições do mais alto nível. Acho que a comunidade sambista deveria prestar muita atenção a este país”, concluiu Mikhail Kozitsky.
0003.jpg

0004.jpg

0005.jpg

0006.jpg

0007.jpg

Deixe um comentário